No dia 5 de junho de 2025, a SONESP — representada pela presidente Maria Almerinda Ribeiro Alves e pelo tesoureiro Lúcio Roberto Requião Moura — foi recebida pelo secretário estadual da Saúde de São Paulo, Dr. Eleuses Paiva.
Durante o encontro, estiveram presentes Cristina Balestrin, coordenadora do Sistema de Saúde Digital do Estado de SP, o nefrologista Farid Samaan, do grupo de Planejamento da SES, e a secretária executiva da pasta, Priscilla Perdicaris.
A pauta incluiu a preocupação com o fim da vigência do convênio ICMS 01/99, que concede isenção tributária para insumos e equipamentos de saúde — essencial para a sustentabilidade da rede de atenção aos pacientes em diálise. A SONESP solicitou que o tema seja levado à Secretaria da Fazenda, diante dos impactos, caso o benefício não seja renovado.
Também foi apresentada proposta de parceria com o Sistema de Saúde Digital de SP para capacitação de profissionais de saúde que atuam na atenção primária, com foco na detecção precoce da doença renal crônica.
Sobre a ampliação do acesso à diálise, o Dr. Eleuses anunciou que até abril de 2026 o Estado de São Paulo contará com pelo menos 10 novos serviços de diálise em regiões mais carentes, com unidades próprias ou geridas por OSS.
“A cooperação entre a SONESP e a SES é sempre bem-vinda, pois há inúmeras possibilidades de parcerias em prol da assistência aos pacientes renais, que possibilitam um bom trabalho dos nefrologistas”, concluiu Maria Almerinda, presidente.

(Foto: Farid Samaan, Dr. Eleuses Paiva, Maria Almerinda Ribeiro Alves, Lúcio R. Moura, Cristina Balestrin e Priscilla Perdicaris durante reunião na Secretaria Estadual da Saúde.)