Nossa História

SONESP 40+

A Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo (SONESP) foi fundada em 27 de Outubro de 1981 com a função de contribuir, no âmbito regional, com a modernização e capitalização das atividades da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

A primeira ata de registro da fundação da SONESP foi assinada pelos principais membros de sua primeira diretoria, composta por: 

Arthur Beltrame Ribeiro (Presidente),  Nestor Schor (Secretário) e Jenner Cruz (Tesoureiro).

As diretorias que foram formadas dentro do escopo de atuação da SONESP foram impulsionadas pela atuação crescente e dinâmica dos nefrologistas das cidades do interior paulista que, no ano de 1985, criariam o 1º Encontro Nefrológico do Interior Paulista, realizado na cidade de São José do Rio Preto, sob a direção de Horácio José Ramalho. 

Assentado em estrutura informal e de baixo custo, o evento logo se transformaria em Encontro Paulista de Nefrologia, que estreou em Ribeirão Preto, em 1988, caracterizado pela excelência científica, sob a direção do Dr. Agenor Spallini Ferraz.

Mais tarde, o Encontro Paulista de Nefrologia se transformou em um dos mais importantes eventos científicos da nefrologia brasileira: O CONGRESSO PAULISTA DE NEFROLOGIA (CPN).

Além do Congresso Paulista de Nefrologia, uma robusta relação com as Universidades Paulistas fomentou o desenvolvimento do Curso de Reciclagem, uma excelente experiência de imersão, que tem sido realizada anualmente (link para informações do curso).

Desde sua fundação, a SONESP tem uma forte vocação por programas de educação continuada, confirmadas pela criação do Curso Itinerante, organizado por grandes polos do interior, e o SPAN – Simpósio Paulista Acadêmico de Nefrologia, organizado pelas Ligas de Nefrologia do estado de São Paulo, sob supervisão da SONESP. Segue alguns de nossos cursos:

É neste processo que o organismo regional ganha corpo e estrutura econômico-financeira para promover diferentes projetos. Os investimentos de trabalho e recursos financeiros são capazes de sustentar uma sede própria e veículos de comunicação que procuram tratar dos temas relacionados à nefrologia e a atividade associativa. Exemplo disso se deu com a criação do boletim informativo NEFRO-São Paulo e da primeira página eletrônica da entidade. Com o avanço das mídias sociais, os boletins informativos foram substituídos pela comunicação digital. Você pode acompanhar tudo isso no nosso instagram, Link a baixo:

SONESP – PREMIAÇÕES

Ainda no escopo da SONESP, foi criado o mais tradicional prêmio científico da Nefrologia Brasileira: o prêmio MAGALDI. A premiação, de periodicidade bianual, foi criada para estimular a investigação nefrológica de forma mais ampla e também como maneira de homenagear o primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Prof. Dr. José de Barros Magaldi.

O 1º Prêmio Magaldi foi concedido pela SONESP no ano de 2003 e se mantém até hoje. São aceitos trabalhos relacionados aos mais diversos temas da Nefrologia Clínica ou Nefrologia Experimental.

Mais tarde, em 2011, a SONESP avançou com a criação do Prêmio Massola, com o propósito de incentivar e divulgar a pesquisa na área de Diálise Peritoneal. O prêmio homenageia o importante nefrologista Prof. Dr. Vicente Cesar Massola.

Após 40 anos em atividades, a SONESP segue em constante evolução via expansão de eventos científicos em suas diferentes sub-regiões e disposta a formar novas lideranças para a atividade acadêmica e associativa da nefrologia.

VISÃO:

SONESP visa promover congressos, publicações, simpósios e cursos de especialização e reciclagem, interessando-se sempre pela formação adequada e contínua de novos profissionais, discutindo métodos, formando opiniões e buscando a valorização do trabalho médico, no que diz respeito ao mercado de trabalho, zelando para que seus atos sejam pautados pelo cumprimento rigoroso do código de ética profissional.