Excesso de proteínas pode prejudicar os rins?

A busca por um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada tem se tornado uma preocupação crescente para muitas pessoas, assim, as dietas que se apoiam no consumo de proteínas têm ganho popularidade, prometendo benefícios como perda de peso, ganho de massa muscular e aumento da saciedade.

No entanto, é importante ter cuidado com o consumo excessivo de proteínas, pois isso pode afetar a sua saúde renal.

Os rins são órgãos responsáveis ​​pela filtração do sangue, removendo resíduos e substâncias indesejáveis. Quando consumimos proteínas, o corpo as quebra em aminoácidos, que são utilizados para diversas funções, como a construção e preparação dos músculos.

Esses nutrientes são essenciais para o bom funcionamento de nosso organismo, porém, quando em excesso, podem levar a uma sobrecarga renal e aumentar ou agravar o risco de prejudicar a função dos rins.

A chave para uma alimentação saudável está no equilíbrio! Consumir proteínas é fundamental para a manutenção da saúde, mas é necessário o apoio de uma nutricionista para que a sua alimentação seja diversificada e voltada para as suas necessidades e realidade.

O acompanhamento médico também é primordial caso exista alguma mudança relacionada a quantidade de proteínas ingeridas diariamente, seja através de alimentos ou suplementos, uma vez que, apenas com a realização de exames e um panorama do seu quadro de saúde, é possível saber se você possui alguma restrição ou corre algum risco!