SONESP | 1º SPAN

Participei do I Simpósio Paulista Acadêmico de Nefrologia (das Ligas de Nefrologia do Estado de São Paulo), SPAN, em 24/03/2018, com o patrocínio da SONESP e com o apoio da SBN.

Foi organizado pelos alunos das Ligas de oito universidades: PUC-SP, UNIFESP, USP, UNESP, Anhembi Morumbi, Uninove, Uniara e UNICID.

Estiveram presentes graduandos de Medicina, Enfermagem e Nutrição na área de Nefrologia para discutir prevenção, promoção de saúde e atuação clínica nesta área.

Quando foi idealizado, eram previstos 200 participantes, mas a procura foi tamanha, que foram oferecidas as vagas da lotação máxima do anfiteatro da UNIFESP (300 participantes), que generosamente ofereceu suas dependências a pedido do Prof. Medina. Antes dos 15 dias que antecederam o evento, já não haviam mais vagas e havia interessados. Esteve lotado durante todo o dia.

A organização teve o apoio/patrocínio da SONESP, por meio da nossa diretoria e da Carla (secretária da SONESP), mas foram os alunos que cuidaram dos detalhes, desde a recepção carinhosa dos palestrantes, confecção de logo, pastas personalizadas, coffee break, tudo com muito esmero e competência. Esta é, sem dúvida, uma fórmula de estímulo à divulgação da Nefrologia e seus aspectos de “rainha da Clínica Médica “como dizia sempre o eterno Prof. Oswaldo Ramos.

Foi incrível poder participar e ver o interesse de tantos jovens!

 

São muito importantes iniciativas como a da SONESP e da SBN. Acredito que todas as regionais devessem estimular a realização de encontros loco regionais para divulgação da especialidade, como algumas já fazem (vi também a divulgação do Encontro Paranaense das Ligas recentemente e outros eventos em vários estados).

Precisamos plantar sementes para que floresçam no futuro.

Profa. Dra. Cibele Isaac Saad Rodrigues