SONESP | 4º SPAN

Simpósio Paulista Acadêmico de Nefrologia 2021

Acadêmica – Presidente IV SPAN 

Eu me chamo Beatriz Barris Martins, sou estudante de medicina do 7º período  da Faculdade Santa Marcelina e tive o prazer de ser a Presidente do IV  Simpósio Paulista Acadêmico de Nefrologia.  

Se eu pudesse definir em uma palavra como foi participar do SPAN com toda  a certeza seria montanha-russa. É um misto de emoções ao longo de toda a  jornada, desde o início da organização até o “até a próxima edição” ao final  do evento. Posso afirmar que com toda a certeza essa montanha-russa é  muito recompensadora, a bagagem de conhecimento que adquiri é  inexplicável e sou muito grata a todos que cruzaram o meu caminho e  compartilharam alguma informação comigo, em especial à Dra. Fabiana  Hernandes, à Dra. Cibele Rodrigues e ao Dr. Lúcio Requião que foram  extremamente atenciosos e solícitos durante todo o processo de preparação  do Simpósio. 

O IV SPAN ocorreu no dia 13.03.2021 e teve esse ano a sua primeira edição  online, a qual foi um sucesso. Ao todo foram 18 acadêmicos que compuseram  a diretoria organizadora de 9 faculdades diferentes do estado de São Paulo  (FASM, UNITAU, Anhembi Morumbi, UNESP, UNIFESP, UNINOVE, USCS-Bela  Vista, PUC-SP e UNICID), 16 palestrantes com altíssimo nível de conhecimento 

tanto acadêmico quanto prático e 1118 inscritos, um absoluto recorde em  relação a todas as edições anteriores. O programa científico trouxe inovação  e correlacionou a Nefrologia com diversas outras especialidades médicas,  bem como trouxe uma interação multidisciplinar entre a área Médica, a  Nutrição e a Enfermagem. 

Por fim gostaria de compartilhar aqui algumas informações importantes do  Simpósio para que possam ficar registradas, como os acadêmicos que 

compuseram a Diretoria Organizadora, o Programa Científico e também a Arte  principal do evento. 

À todos que tornaram o SPAN possível e o abrilhantaram, o meu muito  obrigada! 

Diretoria Organizadora:  

Ana Paula Martins – UNINOVE  

Beatriz Barris Martins – FASM  

Caroline De Souza Albuquerque – UNINOVE  

Daniel Maringelli Pasqui – EPM 

Daniela Yamashita Seabra – UNICID 

Gabriel Salvestro – PUCSP 

Gabrielle Cristina Correa da Cunha – USCS-BV 

Giovanna Leite de Souza – PUCSP 

Giovanna Neves Cartagena Miranda – UAM 

Gustavo Figueiredo Lima – UAM 

Isabele Caroline Almeida Tomé – FMT 

Isabella Ferreira Ribeiro – EPM 

Laura Carolina Sumac da Silva – USCS-BV  

Matheus Antonio Filiol Belin – UNESP/FMB 

Matheus Henrique Diniz Negri – UNICID 

Plínio César de Almeida Filho – FMT 

Ryan Nunes Yoshio Yoshihara – UNESP/FMB 

Victória de Sá Tavares – FASM 

Programa Científico:  

8h – 8h10: Abertura – Beatriz Barris Martins, Dra. Fabiana Rodrigues Hernandes  e Dr. Lúcio Roberto Requião Moura  

8h10 – 9h10: Complicações Renais da COVID-19 – Dr. Osvaldo Merege Vieira  Neto (FMRP-USP) e Dr. Luiz Gonzaga Francisco de Assis Barros D’Elia Zanella  (HSPE)  

9h10 – 10h: Transplante Renal de Doador Falecido – Dr. Lúcio Roberto  Requião Moura (UNIFESP), Dr. Tadeu Thomé (Sírio-Libanês) e Dr. David José  de Barros Machado (USP)  

10h – 10h10: Intervalo 

10h10 – 11h: Envolvimento dos Rins nas Gestações de Alto Risco – Dr. Carlos  Eduardo Poli de Figueiredo (PUC-RS), Dra. Maria Rita de Figueiredo Lemos  Bortolotto (USP) e Dra. Cibele Isaac Saad Rodrigues (PUC-SP)  11h – 12h30: Almoço  

12h30 – 13h20: Dietas Alternativas têm Espaço na Alimentação do Paciente  Renal? – Dra. Mariana Cassani de Oliveira (UNESP), Dra. Renata Rodrigues  Teixeira (UNIFESP) e Dr. Pasqual Barretti (UNESP)  

13h20 – 14h20: Implicações Renais do Mieloma Múltiplo – Dra. Germana Alves  de Brito (A.C. CAMARGO) e Dr. Marcelo Gil Cliquet (PUC-SP)  14h20 – 14h30: Intervalo  

14h30 – 15h40: Síndrome Cardiorrenal ou Renocárdica: quem é a vítima e  quem é o vilão? – Dr. Luiz Aparecido Bortolotto (USP), Dra. Maria Eugênia  Fernandes Canziani (UNIFESP) e Dr. Celso Amodeo (UNIFESP)  15h40 – 16h: Sorteios e Encerramento. 

Arte – “Save the Date”:  

Beatriz Barris Martins – Presidente IV SPAN 

Março 2021

Professora Coordenadora IV SPAN 

Fazer parte da Comissão Organizadora do IV Simpósio Paulista Acadêmico de  Nefrologia como Docente responsável foi um grande momento de aprendizado  para mim.  

Um Simpósio planejado para acontecer em meio a Pandemia pelo COVID que  afastou a possibilidade do formato presencial e neste momento entrou em  cena o grupo jovem e dinâmico da comissão organizadora, liderados pela  presidente Beatriz Barris, para o planejamento do evento online. Estou  completando 20 anos como Nefrologista e sempre participei de eventos para  atualização no formato presencial. Confesso que fiquei receosa com o que  poderia acontecer. Porém, os alunos da comissão organizadora, juntamente  com o Professor Lúcio Requião (Presidente SONESP) e a Professora Cibele  Rodrigues (Comissão científica SONESP) deram uma “aula” de organização  para que o evento acontecesse de forma brilhante. 

Evento online e gratuito que possibilitou o acesso de mais de 1000 pessoas,  de diferentes locais do país, para assistir e discutir assuntos com importantes  professores e formadores de opinião de Faculdades do Estado de São Paulo  e, também, de fora do estado. No dia do evento assisti todas as aulas com  os temas tão bem planejados e discutidos por nós e pude observar a rica  interação e os retornos positivos dados pelos participantes de forma simultânea.  

Constatar que os momentos difíceis que vivemos podem nos trazer  experiências novas e de sucesso foi uma grande prazer e motivo de reflexão. 

30/03/2021 

Fabiana Rodrigues Hernandes