Uso Racional de Medicamentos

Em 05 de maio, celebramos o dia nacional do uso racional de medicamentos, data importante para dar luz aos perigos da automedicação.

No Brasil, cerca de 70% da população faz uso de remédios sem prescrição médica, e essa prática, embora pareça inofensiva, oferece diversos riscos à nossa saúde, entre eles:

Alergias: Podem ocorrer reações adversas em nosso organismo, podendo causar crises alérgicas mais graves a depender da sensibilidade individual.

Resistência: Se o consumo de uma determinada medicação é corriqueiro, especialmente quando falamos de antibióticos, o efeito do remédio passa a não ocorrer.

Interação medicamentosa: Isso acontece quando existe a combinação de medicações esporádicas, ou mesmo um remédio sem indicação médica que interage de forma ruim com um remédio de uso contínuo. Podem ocorrer vômitos, dores de cabeça, entre outros efeitos colaterais.

Intoxicação: Dependendo da gravidade de qualquer risco acima descrito, pode ser necessária a hospitalização, além de risco à vida.

Além de todos os perigos que a automedicação traz à sua saúde, muitas vezes, quando tomamos um remédio para curar dores de cabeça, estômago ou musculares, também mascaramos sintomas de uma outra doença.

Tomar remédios sem indicação profissional pode atrasar o diagnóstico e, em alguns casos até agravar quadros clínicos.

A saúde é o nosso bem mais precioso, por isso, a Sonesp alerta: em caso de sintomas e desconfortos, não se automedique. 

Procure ajuda médica.