Junho é um mês vermelho e laranja!

Junho Vermelho e Junho Laranja são campanhas de conscientização e mobilização social que ocorrem durante o mês de junho, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da doação de sangue e da prevenção de 2 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo: a leucemia e a anemia.

O Junho Vermelho é dedicado à conscientização sobre a doação de sangue. A iniciativa busca destacar a importância desse gesto solidário e incentivar as pessoas a se tornarem doadoras regulares. A doação de sangue é fundamental para o funcionamento dos serviços de saúde, uma vez que o sangue é utilizado em alguns procedimentos médicos, cirurgias, tratamentos de doenças graves e emergências.

Durante o Junho Vermelho são promovidas diversas ações para incentivar a doação de sangue. Campanhas de divulgação são realizadas para informar sobre os requisitos para doação, esclarecer dúvidas e conscientizar a população sobre a necessidade constante de suprimento de sangue nos hospitais e bancos de sangue.

Por outro lado, o Junho Laranja é voltado para a conscientização sobre a anemia e a leucemia, condições que afetam significativamente a qualidade de vida e podem ter graves consequências, se não forem diagnosticadas e tratadas adequadamente.

A anemia é uma condição caracterizada pela redução da quantidade de glóbulos vermelhos ou pela diminuição da capacidade de transporte de oxigênio dessas células para os tecidos do corpo. Isso pode resultar em sintomas como:

  • Fadiga;
  • Fraqueza;
  • Falta de ar;
  • Tonturas.

Já a leucemia é um tipo de câncer que afeta as células produtoras de sangue na medula óssea. Essa condição resulta na produção excessiva e descontrolada de células do sangue, prejudicando a função normal do sistema imunológico. Os sintomas da leucemia podem incluir:

  • Infecções recorrentes;
  • Palidez;
  • Sangramentos.

As campanhas de Junho vermelho e laranja são complementares: é fundamental a conscientização sobre a anemia e a leucemia para promover a saúde, a prevenção e o tratamento adequado dessas condições, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas por essas doenças.

Além disso, a conscientização sobre a importância da doação de sangue faz toda a diferença, pois esse gesto é capaz de salvar vidas e contribuir para tratamentos dessas doenças!