Dia nacional do diabetes: como a doença pode afetar pacientes renais?

O diabetes em pacientes renais é uma condição que requer atenção especial devido à interação complexa entre essas duas doenças. O diabetes mellitus é uma condição crônica caracterizada pela incapacidade do corpo de regular os níveis de açúcar no sangue adequadamente. Já a doença renal crônica (DRC) é uma condição na qual os rins não conseguem desempenhar suas funções de filtragem e regulação.

O diabetes é uma das principais causas de doença renal crônica, sendo chamada de doença renal do diabetes. A elevação crônica dos níveis de açúcar no sangue causa danos nos pequenos vasos sanguíneos dos rins, prejudicando sua capacidade de filtrar resíduos e líquidos adequadamente. Com o tempo, e o mau controle da doença, a função renal pode diminuir  progressivamente, podendo levar à insuficiência renal e à necessidade de diálise.

Por outro lado, a doença renal crônica também pode afetar o controle da glicose no sangue em pacientes diabéticos. Os rins desempenham um papel importante na eliminação da insulina e na regulação dos níveis de glicose. Na presença de doença renal, essas funções podem ser comprometidas, levando a dificuldades no controle da diabetes e a flutuações nos níveis de açúcar no sangue.

Para os pacientes com diabetes e doença renal, é muito importante o acompanhamento médico multidisciplinar. O controle glicêmico rigoroso é fundamental para minimizar danos adicionais aos rins. Isso envolve monitorar regularmente os níveis de açúcar no sangue, seguir uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos e tomar os medicamentos prescritos conforme orientação médica.

Além disso, é importante controlar a pressão arterial, pois a hipertensão arterial é comum tanto no diabetes quanto na doença renal. O controle da pressão arterial reduz o risco de complicações renais e ajuda a preservar a função renal.

Os pacientes renais diabéticos também podem precisar de ajustes na dieta, limitando o consumo de sal, proteínas, potássio e fósforo. Em estágios avançados da doença renal, pode ser necessário recorrer à diálise ou ao transplante renal para manter a função renal adequada.