Julho Amarelo: Como a Hepatite C pode afetar pacientes renais.

O mês de julho é chamado mês amarelo, caracterizado pela campanha de conscientização sobre as hepatites virais, que visa alertar a população sobre os riscos, prevenção e tratamento dessas doenças.
Com esse movimento, é fundamental destacar a relação entre a hepatite C e os pacientes renais que passam por sessões de hemodiálise, uma vez que esses indivíduos estão expostos a um maior risco de pegar o vírus.

A hepatite C afeta principalmente o fígado, podendo levar a danos graves e até mesmo à insuficiência hepática. Ela é transmitida principalmente pelo contato com sangue contaminado, e uma das formas de transmissão é através do compartilhamento de equipamentos inadequadamente esterilizados durante a hemodiálise.

A prevenção da hepatite C é fundamental para garantir a segurança e a saúde dos pacientes renais que fazem hemodiálise e pode ser feita através de:

  • Protocolos rigorosos de higiene;
  • Esterilização dos equipamentos; 
  • Medidas de precaução padrão (uso de luvas, máscaras e aventais descartáveis, quando indicado);
  • Testagem regular.

A conscientização dos profissionais de saúde e dos próprios pacientes sobre os cuidados necessários também desempenha um papel fundamental na prevenção da transmissão do vírus.

Para os pacientes renais que contraem hepatite C durante a hemodiálise, o diagnóstico precoce e o acesso a um tratamento adequado desempenham papel importante porque atualmente existem terapias antivirais altamente eficazes que podem levar à cura da hepatite C em muitos casos!