Enfrentamento da Crise na Diálise

A Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo – Sonesp – tem atuado continuamente no enfrentamento da crise humanitária que afeta os pacientes em diálise no Estado.

Em mais uma ação, o Presidente da Sonesp, Lúcio Requião, enviou no dia 25 de julho de 2023 ofício ao Governador do Estado, Tarcísio de Freitas, solicitando uma audiência em caráter emergencial para discutir a crise. No ofício, a Sonesp destacou que “a crise humanitária que atinge os pacientes que dependem de diálise para a manutenção das suas vidas é de caráter nacional, mas com variáveis amplificadoras no Estado de São Paulo”. Ao mesmo tempo, a Sonesp acionou a Frente Parlamentar da Nefrologia para intermediar o encontro.

Diversas ações têm sido tomadas pela diretoria da Sonesp, no sentido de mitigar os efeitos dessa grave crise. Em ação conjunta com a SBN e a ABCDT, a Sonesp tem participado das discussões sobre os impactos da Reforma Tributária no setor. O texto da PEC, aprovada na Câmara dos Deputados, está de acordo com a proposta levada pela consultoria contratada pelas três entidades, e prevê a isenção tributária do setor, seja direta, com alíquota zero, ou através de repasse de créditos.

Outra ação fundamental foi a contratação de consultoria especializada na base de dados do DATASUS. Atualmente, a Sonesp tem mapeadas informações fidedignas sobre o painel da diálise no SUS no Estado entre 2021 e 2022, o que tem sido fundamental para a discussão da reivindicação de aporte adicional na tabela SUS em São Paulo.

A Sonesp está alinhada com a SBN nas pautas apresentadas ao Ministério da Saúde, e replicadas de forma persistente para o gestor estadual, com o objetivo de sanar a crise humanitária da diálise.